quarta-feira, 6 de abril de 2011

A FALECIDA: Fórum de trocas culturais

LEON HIRSZMAN

Na quinta-feira passada, com sala cheia, assisitimos A FALECIDA, longa de Leon Hirszman, de 1965, adaptado da peça homônima de Nelson Rodrigues. Nesta próxima quinta, 7 de abril, nome de rua e de data nacional (abdicação de Pedro I em favor de seu filho ainda não barbudo Pedro II), às 20h, como sempre no espaço do Centro Cineclubista, exibiremos trechos do filme e discutiremo-lo, não com esse uso pedante do pronome ao final do verbo.


Leon Hirszman nasceu em 1937. Quando dirigiu os atores desse filme, tinha 27 anos. Que atores dirigiu nesse filme? Paulo Gracindo, Fernanda Montenegro, Wanda Lacerda, Nelson Xavier, Hugo Carvana, Zé Kétti, José Wilker e outros menos conhecidos porém igualmente importantes para o cinema brasileiro.


Leon estreou com o curta PEDREIRA DE SÃO DIOGO, um dos episódios de CINCO VEZES FAVELA, de 1962, produzido pelo CPC da UNE, de que foi fundador, tendo iniciado sua saga de cineasta, como todos então, nos cineclubes da época.
Nossos fóruns estão sendo gravados e editados pelo cineasta e cineclubista JOÃO Luís de BRITO Neto. Assim, estamos elaborando o memorial do nosso ciclo Antônio Gouveia Jr. de cinema e literatura. Postaremos no YouTube para que todos tenham acesso às discussões e protestem, nos moldes do ABC da Greve, do mesmo Leon, se for o caso. Ou Falem-se para sempre.
  

Filmografia do Leon Hirszman

Trabalho interessante a ser lido sobre Leon Hirszman (clic e leia): 


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+    A FALECIDA   +
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  • Melhor Atriz (Fernanda Montenegro), Prêmio "Governador do Estado de São Paulo", SP, 1965.
  • Quinto Lugar, Prêmio "Governo do Estado da Guanabara", Comissão de Auxílio à Indústria Cinematográfica do Rio de Janeiro, RJ, 1965. 
  • Melhor Filme, Diretor, Atriz (Fernanda Montenegro), Ator (Paulo Gracindo) e Autor (Nelson Rodrigues), II Festival de Cinema de Terezópolis, RJ, 1965. 
  • Prêmio Gaivota de Prata, Festival Internacional do Filme do Rio de Janeiro, RJ, 1965. 
  • Melhor Atriz (Fernanda Montenegro), I Semana do Cinema Brasileiro, DF, 1965.
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 PROGRAMAÇÃO - 1o. SEMESTRE A PARTIR DE MARÇO
MÊS
DIA
FILME
ANO
DIRETOR
PEÇA
MARÇO
3
O ébrio
1946
Gilda Abreu
O ébrio, Peça de circo de Vicente Celestino

10
Fórum "O Ébrio"

17
Terra é sempre terra
1951
Tom Payne
Paiol velho, de Abílio Pereira de Almeida

24
Fórum "Terra é sempre terra"

31
A falecida
1965
Leon Hirszman
A falecida de, Nelson Rodrigues
ABRIL
7
Fórum "A falecida"

14
A compadecida
1969
George Jonas
O auto da Copadecida, de Ariano Suassuna

28
Fórum "A compadecia"
MAIO
5
Dois perdidos numa noite suja
1971
Braz Chediak
Dois perdidos numa noite suja, de Plínio Marcos

19
Fórum "Dois perdidos numa noite suja"

26
À flor da pele
1976
Francisco Ramalho Jr.
À flor da pele, de Consulelo de Castro
JUNHO
2
Fórum "À flor da pele"

9
Ópera do malandro
1986
Ruy Gyerra
Ópera do Malando, de Chico Buarque de Holanda

16
Fórum "Ópera do malandro"

30
Tempos de paz
2009
Daniel Filho
Novas diretrizes em tempo de paz, Bosco Brasil
JULHO
7
Fórum "Tempos de paz"  e encerramento do 1o. semestre


* OS FÓRUNS, sempre nas quintas-feiras posteriores às exibições, têm formato criativo. Além de debate sobre filme, peça adaptada e respectivos diretores e dramaturgos, sempre se contará com presença de  atores, técnicos e pesquisadores. Nos fóruns orrerão também exposição de objetos artísticos, recitais poéticos e espetáculos musicais relativos à trilha sonora do filme ou da peça. Nos fóruns também haverá lugar para feira cultural, cujo tema relaciona-se ao filme da semana.

Com isso, o Cineclube Baixa Augusta e o Centro Cineclubista de São Paulo querem articular artistas e agentes culturais em torno do cinema brasileiro e da militância cineclubista.


VIVA O ARTISTA BRASILEIRO!
VIVA O CINEMA BRASILEIRO!
VIVA O MOVIMENTO CINECLUBISTA BRASILEIRO!

2 comentários:

  1. O Fórum desta última quinta-feira, com base no filme A Falecida do Leon Hirszman,foi muito enriquecedor. Foi unânime a defesa sobre a ousada linguagem cinematográfica utilizada para a época.

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  2. Depois que o João Pinheiro chamou a atenção para a cena no quintal, em que Fernanda Montenegro entra em êxtase sob a chuva, a cena inicial do filme, quanto ela vai à cartomante sob a chuva - cena antológica, de encher os olhos - ganhou para mim ainda maior significado. Ao sair da sessão de quiromancia, ela leva o guarda-chuva fechado, e anda resoluta. Nada de falas, no entanto, tudo está dito.

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