sexta-feira, 24 de agosto de 2012

American Pop


AMERICAN POP
HOJE
24 de agosto de 2012 - 19 horas
Espaço Itaú de Cinema
Rua Augusta, 1470 - Sala de Cursos


O Cineclube Baixa Augusta abre hoje sua programação do segundo semestre de 2012, dedicada a clássicos da animação para público adulto, com uma joia do cinema de animação: AMERICAN POP, de Ralph Bakshi, o genial animador da primeira adaptação para cinema de Senhor dos Anéis.

A técnica desse mestre do desenho articula as filmagens reais e ilustração primorosa para representar uma das mais representativas dimensões da arte norte-americana: a música popular, herança de imigrantes que, em meio aos dramas sociais do deslocamento no espaço e à adaptação dramática em um novo país e uma nova cultura, lutam pela sobrevivência, por seus sonhos e dão o seu quinhão precioso para construir a mais poderosa nação da terra, que usa esse poder para submeter outras nações, como o próprio American Pop ilustra, particularmente nas sequências de cenas da guerra do Vietnã, decalcada com primor de imagens documentais.


A história de quatro gerações de uma família judia de origem russa, com um grande talento musical, corre paralelo à história dos Estados Unidos. Zalmie, uma judia russa, emigra para a América, onde ele tenta rompercomo músico e comediante em um show de vaudeville,até que as feridas sofridas durante a I Guerra Mundial encerrou sua carreira como cantora. Seu filho Benny herdou sua paixão pela música. Como um adulto, Bennyse junta a uma banda de jazz como pianista, mas suacarreira foi interrompida quando ele morre em combate na II Guerra Mundial.

Tony, filho de Benny, o sangue também leva música eestá disposta a deixar sua marca como compositor. Ele também integra um grupo de poetas e músicos de San Francisco e, mais tarde tornou-se parte de uma banda pioneira psicodelia. Neste momento, torna-se um filho ilegítimo de pai Pete, que, em Nova York e protege e cuida, sem saber que seu pai verdadeiro.

Após a morte de Tony, Pete se refugiaram nas drogas enquanto se esforça para alcançar seu sonho de se tornarum verdadeiro rock star.

Ficha: 
Direção: Ralph Bakshi
Duração: 96'
Ano: 1980
País: Estados Unidos
Gênero: Ficção

ENTRADA FRANCA

Um comentário:

  1. Eu fui na exibição, achei o fim um ORGASMO MENTAL.

    Muito, muito bom. Mais informações sobre o diretor, segundo meu professor Ceu D´Ellia (que trabalhou na Disney e com o Spielberg):

    http://iludente.blogspot.com.br/search/label/Ralph%20Bakshi

    ResponderExcluir