quarta-feira, 24 de abril de 2013

Nelson Pereira dos Santos: Orgulho do Brasil



PROGRAMAÇÃO DE DEBATES - BAIXA AUGUSTA – 1º. SEMESTRE - 2013
Data
Assunto
Leitura
26/04
Nelson Pereira dos Santos
O cinema brasileiro até Vidas Secas
24/05
Fellini
O cinema italiano até o neorrealismo
21/06
Leon Hirszman
O cinema brasileiro até a década de 1980
26/07
Fritz Lang
O cinema alemão ontem e hoje
LOCAL
Bar ESPETÃO
R. Frei Caneca, 1395 – Perto da av. Paulista.
HORÁRIO
20 HORAS
Sempre às sextas-feiras



Nesta sexta-feira, o Cineclube Baixa Augusta discute Nelson Pereira dos Santos no restaurante Espetão. Horário, endereço etc. confira na programação acima.

Não tem sido fácil para esse grupo abnegado de baixistas augustistas manter acesa a chama do cineclubismo. Porém, a luta continua, até que nossos governantes tomem vergonha na cara e assumam uma atitude decente em defesa do cinema de qualidade e do patrimônio audiovisual brasileiro, constituído com garra, mas também com muito sacrifício e pouco reconhecimento.
Em que pesem os erros e desentendimentos entre lideranças e linhas de pensamento e atuação do cineclubismo brasileiro, esse movimento tem procurado sensibilizar setores da sociedade e de diversos governos ao longo do tempo para a obrigação que todos temos de preservar e difundir a nossa memória cinematográfica e de estimular a produção nacional. Não é sem tristeza que ainda assistimos iniciativas absolutamente paliativas e sem rumo estratégico para nossas telas.

Estamos fazendo a nossa parte, porém, ai de nós, como é pouco. Vamos ao tema desta próxima sexta feira: o gigante NELSON, orgulho do Brasil, PEREIRA DOS SANTOS.

A ideia é discutir a filmografia desse grande cineasta cujo talvez único erro tenha sido topar ingressar na Academia Brasileira de Letras, que as más línguas acusam de enterrar a reputação de nossos melhores escritores. De todo modo, é uma lástima saber que o grande Nelson Pereira é parceiro de Merval Pereira, esse lixo da imprensa malcaratista, em qualquer coisa, até em mesa de jogo de palitinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário